Aula referente ao dia 13/03/2017 ministrada
pelo Profº Dr. Fernando Silvio C. Pimentel
Professor do Centro de Educação
Universidade Federal de Alagoas
Professor do Centro de Educação
Universidade Federal de Alagoas
Durante a aula houveram
as apresentações referentes a webquest, os grupos apresentaram suas
propostas de webquest e o professor fez suas observações e considerações
relevantes a respeito destas.
Como próximas atividades, o professor solicitou uma pesquisa sobre Realidade Aumentada.
Pesquisa sobre Realidade Aumentada:
O presente link abaixo apresenta o processo de construção do conhecimento a partir do campo da realidade aumentada, em uma escola de referência em ensino médio, próximo à Recife.
Questões sobre Realidade Aumentada
- O que é Realidade Aumentada (RA)?
Segundo Kirner e Zorzal (2005), a realidade aumentada refere-se a uma
especificidade de um conceito mais geral, que é representado na sobreposição de
ambientes virtuais, em tempo real por meio de um dispositivo tecnológico.
- Como funciona a RA?
Para Kirner e Zorzal (2005), a realidade aumentada baseia-se no uso de um
software, que por meio de técnicas computacionais e processamento de imagens, mistura a cena do ambiente real, com objetos virtuais gerados pelo software. Um bom projeto com realidade aumentada precisa ter um projeto gráfico pensado para o digital, que explore ao máximo as interações e as possibilidades oferecidas pelo conteúdo multimídia, e que esteja intimamente ligado com o conteúdo do impresso ou do aplicativo.
- Como podemos aplicar a RA na educação?
Como uma abordagem educacional, a realidade aumentada facilita a
assimilação de temas, sobretudo complexos, uma vez que desperta no estudante a
curiosidade de interagir com o que é apresentado. A realidade virtual e a
realidade aumentada proporcionam a manipulação de objetos virtuais de maneira semelhante
às situações reais, de modo que o ambiente virtual seja expandido para o mundo
real. Essa ferramenta torna a aula mais atrativa, além disso, aproxima o conteúdo
à realidade do aluno dos dias atuais, plenamente habituados à tecnologia.
- Que aplicativos estão disponíveis para o uso dos professores e seus alunos, e como esses aplicativos funcionam?
Uma das principais aplicações da realidade
aumentada é na educação de crianças e adolescentes. Nesse aplicativo basta imprimir um dos
"alvos" sugeridos pelo ZooKazam e apontar a câmera para ele,
interagindo assim com insetos, dinossauros e animais silvestres gerados por
computação gráfica.
2 -
Google Goggles (Android - Grátis)
Permite
ao usuário fazer pesquisas na web apontando a câmera para o objeto de interesse
e recebendo a resposta instantaneamente.
3 – Daqri
Uma
empresa especializada em Realidade Aumentada desenvolveu um conjunto de seis
cubos de madeira que ganham vida. Cada face do cubo possui um elemento químico
da tabela periódica e ao apontar um smartphone/tablet os cubos transformam-se
em 4D no visor do aparelho. Ao juntar dois cubos, eles criam um novo composto
químico. Além de ser um brinquedo divertido e interativo, é também educacional.
Na sala de aula é possível utilizar essa ferramenta nas aulas de química para
que os alunos aprendam com mais facilidade.
Além da pesquisa sobre
realidade aumentada, o professor pediu que fosse feito o download do aplicativo
Aurasma, e por meio deste, fosse elaborado uma utilização de valor
educativo (em grupo, o mesmo grupo da atividade webquest). Assim, os grupos
deverão elaborar uma aplicação de Realidade Aumentada com o Aurasma.
Referências:
Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/398/384>
Disponível em <https://realidadeaumentada.com.br/realidade-aumentada/>
Disponível em<https://realidadeaumentada.com.br/dados-educativos/>
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