terça-feira, 18 de abril de 2017

Projeto Didático - Índios: os primeiros habitantes do Brasil

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CURSO DE PEDAGOGIA
1º PERÍODO/SEMESTRE

Projeto Didático em Educação Tecnologias da Informação e Comunicação

Tema:
  •  Índios: os primeiros habitantes do Brasil.

Sujeitos envolvidos:
  • Alunos do 6º ano

Docentes responsáveis:
  • Danúbia Tavares dos Santos
  • Jaqueline da  Silva
  • Júlia Marília
  •  Michelle Galdino da Silva
  • Priscila Santiago Gomes
  • Tânia Lúcia Ramos da Alves

Disciplinas envolvidas:
  •  História e Artes

Objetivo Geral:
  • Compreender a vida indígena acerca das relações de tempo, espaço e cultura.

Objetivos Específicos:
  • Levantar questões sobre a diversidade étnica, social e cultural no Brasil;
  • Apresentar como os povos indígenas viviam, vivem e sua influência na identidade social do povo brasileiro;
  • Possibilitar aos alunos vivenciar uma visita interativa à produção artística indígena em um museu;
  • Apresentar um produto final para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.

Justificativa:
Esse projeto surgiu com a necessidade de construir um conhecimento mais profundo e aprimorado sobre os primeiros habitantes do Brasil. Levantando questões que os façam refletir com um olhar mais atento aos detalhes da vida desses sujeitos que lutaram e lutam para não deixarem as suas culturas desaparecerem. Com a finalidade de proporcionar uma maior interação com o objeto de estudo, utilizaremos recursos digitais que aproximem a vida indígena da vida atual dos habitantes dessa nação e um dessas ferramentas será o Museu Virtual.

Os recursos digitais utilizados nesse projeto serão baseados nos estudos apresentados no Livro “A Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital” do Prof. Fernando SC Pimentel, que nos mostram que as nossas crianças estão vivendo em uma cultura digital e nós como educadores devemos trazer essas ferramentas digitais como nossos aliados para aprimorar a aprendizagem em sala de aula. “Para Cortella (2014), o avanço das mudanças está ocorrendo cada vez mais rápido, o que ocasiona alterações na transmissão das informações no cérebro.” (Pimentel, 2016).

Uma pesquisa feita pelo autor do livro revela que as crianças, em sua maioria, possuem celulares ou smartphone, “essa informação pode ser considerada um elemento significativo na condução de atividades em sala de aula, devido a sua potencialidade de conexão com a internet e promoção de atividades interativas” (Pimentel, 2016). Usaremos o celular ou smartphone para baixar o aplicativo Aurasma que fará parte de uma das nossas atividades em sala de aula.

Os dados coletados a partir das questões sobre o uso da internet para realizar pesquisas mostram que os alunos já possuem um saber que é indispensável na elaboração das propostas das atividades, por esse motivo decidimos realizar uma conversa com nossos alunos sobre seus conhecimentos prévios. É necessário entender que nós professores não somos donos do saber, a informação está em todo o lugar, principalmente na internet.

Para complementar o nosso projeto didático faremos uma visita virtual a um museu, que contém obras de arte relacionadas à vida indígena. Essa atividade mostrará para nossos alunos que a possibilidade de viajar por um mundo e obter informações utilizando a internet.

Cronograma de atividades:
  • Período – Maio de 2017.

1º momento 08/05/2017, aula de História:
  • Divisão da turma em dois grupos;
  •  Apresentação da proposta de trabalho a ser realizada;
  • Direcionamentos acerca de sua produção;
  • Promover uma breve discussão sobre o conhecimento prévio dos alunos acerca dos povos indígenas no Brasil;
  • Dar para cada grupo três perguntas de direcionamento para o levantamento de informações sobre os povos indígenas no Brasil.
  • Apresentação do quadro de Avaliação.

Perguntas para direcionamento:
  • Como se deu a relação entre os povos indígenas e os colonizadores portugueses?
  • Como viviam os povos indígenas em relação à modos de vida, costumes, línguas, entre outros aspectos antes da chegada dos colonizadores?
  • Qual a principal ideia dos missionários Jesuítas para os povos indígenas?
  • Existiram e atualmente ainda existem povos indígenas no estado de Alagoas, como esses povos estão distribuídos em território alagoano?
  • Como os aspectos da cultura indígena influenciam a cultura brasileira nos dias atuais?
  • Aos povos indígenas foram e ainda lhes são assegurados direitos de viver de acordo com os seus costumes?

QUADRO DE AVALIAÇÃO
Avaliação
Ótimo
Bom
Regular
Criatividade
0.5
0.25
0.12
Organização
1.0
0.5
0.25
Prazos
0.5
0.25
0.12
Conteúdo
2.0
1.0
0.5
Apresentação
1.0
0.5
0.12


Estabelecer para os alunos as mídias e tecnologias a serem utilizadas:
  • Internet;
  • Word;
  • Aurasma;
  • Sites.

2° momento 12/05/2017, aula de Artes:
  • Apresentar para os alunos o aplicativo Aurasma e discutir sobre a sua estrutura de funcionamento;
  • Realizar algumas experiências em sala de aula utilizando o aplicativo Aurasma.

3º momento 15/05/2017, aula de História:
  • Discutir sobre a evolução do projeto até a presente data;
  • Organizar todo material levantado e o que já foi feito sobre o projeto didático.
  • Dar complemento ao trabalho fazendo a pesquisa das perguntas de direcionamento, no livro didático e/ou em outros livros fornecidos pelos professores e caso seja necessário será feito à pesquisa online.

4º momento 19/05/2017, aula de Artes:
  • Visita, por meio do laboratório de informática ao museu virtual: http://www.unoparead.com.br/sites/museu/
  • Produzir uma obra de arte que reproduza os resultados referentes às pesquisas realizadas, para expor no projeto didático.

5° momento 22/05/2017, aula de História:
  • Esclarecimento de dúvidas sobre a pesquisa;
  • Uso de imagens retiradas de revistas e livros para ilustrar os textos;
  • Montagem do projeto;
  • Produto final.

6° momento 29/05/2017, aula de História:
  • Apresentação em sala de aula do projeto didático.

Referência:

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A aprendizagem das crianças na cultura digital. Maceió: EDUFAL, 226 p. 2016.




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