domingo, 9 de abril de 2017

Projeto didático








Os projetos didáticos de acordo com Nova Escola (2011), estão mais populares do que nunca, de tal maneira que muitas redes de ensino de todo o Brasil incentivam o trabalho com essa modalidade e algumas escolas preveem no currículo os que serão realizados durante o ano. Ainda segundo Nova Escola (2011), um projeto didático possui grandes possibilidades de ensinar mais e melhor, porém devido a falta de informação sobre o tema, o uso dessa ferramenta pedagógica resulta muitas vezes em diversas dúvidas.

A seguir algumas dúvidas de acordo com Nova Escola (2011):

O que é projeto didático?

Segundo a revista Nova Escola,  projeto didático é um tipo de coordenação e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos, ou seja, o que os alunos necessitam aprender e propósitos sociais no qual, o desenvolvimento do trabalho tem um produto final como, por exemplo, um livro ou uma exposição, que vai ser contemplado por alguém. Além de proporcionar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos com também, torna os alunos corresponsáveis pela própria aprendizagem.

Quais as características de uma boa proposta de projeto didático?

Ações fundamentais:
  • Tema: delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente. 
  • Objetivos: escolher uma meta de aprendizagem principal e outras secundárias que atendam às necessidades de aprendizagem 
  • Conteúdos: ter clareza do que os alunos conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do trabalho. 
  • Tempo estimado: construir um cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do trabalho. 
  • Material necessário: selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de consulta. 
  • Apresentação da proposta: deixar claro para os alunos os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos. 
  • Planejamento das etapas: relacionar uma etapa à outra, em uma complexidade crescente.
  • Encaminhamentos: antecipar quais serão as perguntas que você fará para encaminhar a atividade. 
  • Agrupamentos: prever quais momentos serão em grupo, em duplas e individuais. 
  • Versões provisórias: revisar o que os alunos fizeram e solicitar novas versões do trabalho. 
  • Produto final: escolher um produto final para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos. 
  • Avaliação: prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho.

Todo projeto precisa ser interdisciplinar?

Para Nova Escola (2011), não. Um projeto focado em apenas uma área possui grande valor, uma vez que possibilita uma investigação mais profunda no conteúdo trabalhado. Embora, às vezes, pareça que objetivos de disciplinas distintas estejam coordenados numa mesma proposta, muitas vezes só os relacionados a uma delas estão sendo desenvolvidos e, em um cenário ainda pior como também comum, por vezes não são trabalhados de forma eficiente os conteúdos de nenhuma das áreas.

Como fazer o planejamento?

Nova Escola (2011), destaca que o primeiro passo é ter clareza sobre o que o educador (a) quer ensinar, o que ele (a) espera que os estudantes aprendam e o que, estes, já sabem. Assim, torna-se possível garantir dois importantes critérios didáticos: a continuidade e a variedade de conteúdos ao longo dos anos.

Como apresentar a proposta à turma?

O desafio é a chave, ou seja, a turma se envolve em uma tarefa quando tem que buscar respostasNesse sentido, o primeiro passo seria criar um clima de curiosidade. "O sucesso da estratégia está relacionado ao interesse despertado no estudante, valorizando-o como pesquisador e expositor do que apreendeu", explica Jorge dos Santos Martins, autor de livros sobre projetos de pesquisa. O ideal então, seria começar a conversa problematizando o tema e o produto final. Nesse caso, envolver os alunos na discussão sobre como chegar ao resultado esperado.

A professora Lisiane Hermann Oster, do "Sesquinho" - Escola de Educação Infantil do Sesc, em Ijuí, a 410 quilômetros de Porto Alegre, ao desenvolver um projeto sobre o sistema de numeração com uma turma de 5 anos, baseou-se nas seguintes questões: Para que servem os números? Onde eles aparecem em nosso dia a dia?

Os alunos então falaram sobre o número do sapato, o peso e a altura. Diante disso, ela propôs aos alunos criarem um jogo de cartas do tipo Supertrunfo e perguntou a eles como fazer isso? 
Dessa maneira, com os passos do trabalho já previstos, a professora Lisiane foi ajustando o que os alunos diziam e apresentou as etapas a serem seguidas.

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 241, ABRIL 2011. Título original: Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos.

Referência:

Disponível em <http://acervo.novaescola.org.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml?page=0>


Nenhum comentário:

Postar um comentário