domingo, 7 de maio de 2017

O uso de história em quadrinhos na educação

A história em quadrinhos vem sendo utilizada como material pedagógico por professores de diversas áreas do conhecimento nos últimos anos, não como uma metodologia única, mas sim como mais uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

O uso de histórias em quadrinhos na educação pode possibilitar várias habilidades, de modo geral, pode estimular a criatividade e despertar o interesse pela leitura e pela escrita, tão utilizadas nas diversas áreas do ensino: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, entre outras; além de desenvolver a socialização em grupos, pois para a confecção de uma história em quadrinhos o trabalho em grupo é muito importante.

Por exemplo, em uma sala de aula um estudante faz os desenhos da história; outro escreve a narração e os diálogos; um faz a revisão; outro escreve nos balões; e outro estudante faz a arte final. Isso faz com que todos os estudantes possam participar de alguma forma, mostrando suas aptidões. Além disso, possibilita o crescimento da motivação do estudante com relação à disciplina, promovendo o entendimento de conteúdos abordados, estimulando a curiosidade e desafiando a criatividade.

As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas na educação de diversas maneiras destaca-se aqui algumas como, introduzir temas da atualidade, de natureza histórica, ética ou científica, para aprofundar um conceito já apresentado, para o aprendizado de idiomas, bem como para gerar discussão a respeito de um assunto.

Além disso, para ilustrar uma ideia, suscitar a reflexão, a pesquisa e a criação, principalmente para iniciar a criança no caminho que leve à continuidade no período adulto do hábito e do prazer da leitura, preparando-o (a) para a leitura de outras obras, como também para a prática pedagógica aplicada em movimentos sociais com a finalidade de conscientizar ou de alfabetizar a população mais carente.

A atividade por meio de história em quadrinhos objetiva desmistificar a imagem dessa arte, ainda considerada como produção irrelevante revelando assim, a sua importância principalmente para a educação, além disso, objetiva também incentivar a criatividade e a cooperação entre os pares, a fim de proporcionar a oportunidade de investigação na busca de diferentes formas de encontrar resultados e abordar conceitos de diversas áreas do conhecimento de maneira lúdica e criativa.

Diante disso, o uso da história em quadrinhos na educação é uma forma significativa e dinâmica que tem como objetivos, estimular os estudantes a lerem, escreverem, pesquisarem, dramatizarem sobre a vida, além disso, desenvolverem a criatividade e suas potencialidades artísticas.

Referências:



2 comentários:

  1. As histórias em quadrinhos despertam na criança a busca pela descoberta através da leitura, da construção de textos, da criação de histórias e de personagens, situações e cenários. Tornando uma forte ferramenta educativa.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Paula, a utilização de histórias em quadrinhos na educação possibilita várias habilidades estimulando a curiosidade e desafiando a criatividade dos alunos.

    ResponderExcluir