sexta-feira, 5 de maio de 2017

Tiras, entrosamento de formas de linguagem: a palavra e o desenho.

As tiras ou tirinhas, utilizam-se de quadros, ou seja, de uma série de vinhetas nas quais comumente encontram-se desenhos (personagens) e os característicos balões em que são narrarados fatos, comentados assuntos, entre outros por meio de uma leitura rápida. Há décadas artistas utilizam-se das tiras para transmitir informação em vários meios de comunicação.
Além dos artistas, pedagogos em sua arte de intermediar o processo de ensino e aprendizagem, também podem utilizar as tiras para aproveitar as possibilidades dessa técnica e de sua expressividade, como meio para facilitar a transmissão de conteúdos para estudantes de todos os níveis de ensino, como também para auxiliar a compreensão dos estudantes, a respeito de assuntos geralmente considerados de difícil entendimento.

A pouca utilização dessa ferramenta, como instrumento pedagógico talvez esteja relacionada a ideia de que as tiras fazem parte do mundo infantil, desse modo seu uso ainda não tornou-se amplamente difuso para os demais níveis de ensino, destacada ainda como sendo algo somente para crianças e quando presente na educação, restrita ao espaço infantil para que as crianças por meio destas, possam aprender a ler ou melhorar a sua leitura.

A linguagem característica das tiras, bem como os elementos que a constituí, quando bem utilizados podem ser aliados construtivos do ensino, ou seja, uma ferramenta pedagógica efetiva para a construção do conhecimento e da aprendizagem. Contudo, cabe ao professor (a), o papel de ajudar o estudante a relacionar e contextualizar as informações que ali estão presentes.

Referências:

Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36467/23547>
Disponível em <http://www.periodicos.usp.br/comueduc/article/view/36995/39717>

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